História 
Aliança anglo-brasileira 

A abertura dos portos brasileiros para nações amigas em 1808, pelo príncipe regente D. João, inaugurou um novo tempo. Pode-se também dizer que o futuro D. João VI abriu uma caixa de Pandora, liberando influências estrangeiras que impactariam de uma maneira sem precedentes a cultura e a realidade social, política e econômica do Brasil, e principalmente da Bahia, acelerando e transformando o desenvolvimento físico da Cidade do Salvador.

No início do século XIX, tais “nações amigas” e “influências estrangeiras” poderiam ser resumidas a um país apenas: Grã-Bretanha. Foi por causa de sua opção de se aliar com os ingleses que D. João se viu obrigado a fugir das tropas de Napoleão e transferir a sede do Império Português para o Brasil. Navios de guerra ingleses escoltaram o príncipe regente e sua corte durante a travessia. E, dois anos depois, tratados assinados com Portugal deram à Grã-Bretanha domínio comercial sobre o Brasil.

Promover o resgate histórico e, ao mesmo tempo, oferecer uma nova leitura da formação do Brasil e seu complexo e às vezes conturbado relacionamento com a Grã-Bretanha é o objetivo do projeto O Cemitério dos Ingleses e a Presença Britânica na Bahia, que o caderno A TARDE Cultural apresenta nesta edição, com exclusividade. Mais de 500 pessoas foram enterradas no cemitério, entre as quais, Edward Pellew Wilson, que estabeleceu a empresa Wilson, Sons na Cidade do Salvador, em 1837; John Ligertwood Paterson, pioneiro no combate à cólera e à febre amarela na Bahia e um dos criadores do Hospital de Isolamento em Montserrat (1853) – hoje Hospital Couto Maia – e outros empreendedores que contribuíram com o desenvolvimento da Bahia e do Brasil. Desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, o projeto prevê a edição de um livro, amplamente ilustrado, que registrará a restauração do patrimônio, situado na Ladeira da Barra.

Consulte também o site www.cib.inf.br para obter mais dados sobre o projeto

Artigos:

Uma tradição de dependência - Etelvina Rebouças Fernandes

Caminhos da Cidade / Visão Privilegiada - Ernesto Carvalho

Destino de Grandes e Pequenos / Ingleses e Malês - Sabrina Gledhill
 


 
Copyright © 1997 - 2005 A TARDE On Line - Todos os direitos reservados.